Patre inicia campanha de conscientização sobre castração de animais nos bairros de Taboão da Serra

 

 

A partir do próximo sábado dia 27, a Ong Proteção Animal de Taboão e Região iniciará uma campanha de conscientização nos bairros da cidade sobre a importância da castração em cães e gatos.

Segundo as idealizadoras da Patre, Cynthia Gonçalves e Sheila de Oliveira, a ideia surgiu após uma conversa com uma seguidora da página da Ong, que levantou a questão sobre a falta de conhecimento em massa dos benefícios da castração.

“Embora essa seja uma realidade presente no meio da proteção animal, a castração é ainda tabu para grande parte da população que imagina o ato de castrar como mutilação em seu animalzinho, o que não realidade. Além de ajudar no controle populacional, a castração previne doenças, diminui fugas e agressividades, aumenta a qualidade de vida dos pets e seus donos, reduz odor da urina e o risco de câncer de mama em fêmeas e de testículos em machos”, disse a presidente Sheila de Oliveira.

Cynthia destaca que essa é uma iniciativa pioneira na cidade. “Temos muita alegria em realizar com a ajuda de nossos voluntários, pé no chão, dedo na campainha, muita responsabilidade e amor da família Patre com a missão de falar sobre os benefícios da castração. Para essa ação ganhamos mais de 2.500 panfletos do nosso parceiro Felipe da empresa FV Designer, o que facilitará a divulgação e entendimento pelos munícipes abordados”, comenta.

A veterinária Lívea Ozório alerta que anualmente uma única cadela pode gerar em média 12 filhotes e no caso da gata, em torno de 20 gatinhos.

“O ideal é que a castração seja feita a partir dos 6 meses de idade, que é quando o cão ou gato já atingiu a puberdade e seus órgãos genitais estão completamente desenvolvidos. No caso das fêmeas, é indicado que ela seja castrada antes da primeira cria. Alguns estudos dizem que a castração antes do primeiro cio, reduz em 75% as chances da fêmea ter câncer de mama futuramente. Além dos tumores de mama, testículo e próstata, existem outras doenças que podem ser evitadas com a castração. São elas: infecções do sistema reprodutor, gravidez psicológica, edema de mamas e doenças sexualmente transmissíveis”, explica Lívea.

A veterinária ainda comentou sobre a ‘vacina anti-cio’ e seus malefícios. “A vacina anti-cio é totalmente contra indicada por veterinários para prevenir a prenhez, pois causa edema de mamas que podem virar tumores malignos e infecções. Se você não tem condições de arcar com os custos da castração, existem centros de controle de zoonoses ou clínicas conveniadas com a prefeitura que fazem o controle populacional gratuitamente. Pesquise sobre o local que atenda a sua região, e não use essa vacina que pode ser fatal para seu pet”, concluiu.

Segundo a organização da Patre, após solicitação da Ong ao vereador Anderson Nóbrega e com autorização do prefeito Aprígio, o Centro de Controle de Zoonoses acompanhará a ação fazendo cadastros de animais de munícipes visitados que necessitem de castração gratuita.

A primeira ação será na Chácara Agrindus.

Para mais informações sobre a Ong acesse www.patre.com.br, para ajudar com doações entre em contato com o e-mail contato@patre.com.br ou faça um pix para a Patre de qualquer valor: PIX é 26.287.804/0001-07.

Para mais informações sobre castração gratuita entre em contato nos seguintes números dependendo de sua região:

CCZ Taboão da Serra 4701-8147 ou 4786-3287
CCZ Embu das artes 4704-3673 e 4241-5067
Ccz de Itapecerica 41471664 e 942395757
CCZ São Paulo 2974-8000 ou 156 (escolher opção 2 e, em seguida, opção 3)

Compartilhar
Share