Os gatos e seus segredos mágicos

Por Cynthia Gonçalves

Eu sempre fui cachorreira, antes de mergulhar de cabeça na proteção eu era daquelas pessoas que diziam “acho gato lindo, mas prefiro cachorro”. Até que um dia levei o projeto “BEM na foto” para o CCZ de Taboão da Serra e ao me sentar no chão do gatil para fotografar os bichanos a minha vida mudou.

Enquanto eu clicava um gato mais carente que o outro num pequeno cenário improvisado, um filhotinho de mais ou menos dois meses, pretinho, muito magro e debilitado, o mais feio de todos, escalou minha perna e se acomodou ali. Achei engraçadinho na hora, mas não imaginei que ele permaneceria no meu colo durante toda a sessão de fotos como se tivesse a certeza de ter encontrado em mim a chance de sobreviver.

Os problemas de saúde eram visíveis, a desnutrição também, ele fazia parte de uma ninhada recém-chegada que foi encontrada na rua sem a mãezinha, era o mais fraquinho de todos. O ensaio no gatil chegou ao fim e aquele pequeno dormia grudado em mim, suas unhas fininhas chegavam a pinicar minha perna, sua respiração fraca trazia ao meu peito uma angustia que jamais havia sentido antes. Eu precisava fazer algo, e fiz!

Adotei o meu primeiro filho felino, o meu Vitinho, o gato que mudaria para sempre a minha visão sobre esse mundo mágico dos gatos. O início não foi fácil, rinotraqueite, sessões diárias de inalação, sarna de ouvido, alimentação de excelente qualidade para o pequeno ficar forte e ganhar peso, tudo regado a muito, muito amor.

O Vitinho foi melhorando e logo começaram as brincadeiras que só quem tem gato conhece, uma bolinha de papel no chão, fios de cabelo, mosquitos invasores, um simples elástico de amarrar cabelo, tudo equivale a um parque de diversões! O arranhador de gatos e calça jeans que estamos vestindo dá o toque de aventura necessário para as escaladas e a alegria ser completa.

Estabilizamos a rino, curamos a sarna de ouvido e vencemos a desnutrição. Nesse processo eu descobri que gatos são amorosos, apegados, inteligentes, engraçados, limpos e mágicos! Sim, mágicos e viciantes, pois depois de amar um felino é impossível não querer outros.

Hoje amo cães e gatos na mesma intensidade, na mesma proporção. Desafio você a ter o mínimo de contato necessário com um bichano e não se apaixonar!

A protetora de animais Cynthia Gonçalves, com grande atuação em Taboão da Serra e região, mantém o Blog Animal no Portal O Taboanense e fala sobre os direitos e notícias sobre o mundo dos bichos!

Compartilhar
Share