Outubro Rosa Pet

A campanha para o autoexame e prevenção em mulheres quanto ao câncer de mama toma grandes proporções em outubro nos órgãos de saúde e nas redes sociais, mas o que muitas pessoas nem imaginam é que cadelas e gatas também sofrem com esse mal e precisam de atenção.

Segundo os veterinários, alguns fatores como a falta da castração e a aplicação de anticoncepcional contribuem para o aparecimento desses tumores, e assim como nas mulheres se não houver um diagnóstico precoce provavelmente irá se desenvolver silenciosamente e podem levar o animalzinho a óbito.

Já resgatei diversas fêmeas nesse estado e digo que a cirurgia para retirada da cadeia mamária é muito agressiva, o corte é enorme.

Para que vocês possam imaginar olhem a barriguinha da sua filha de pelo, imaginem que eles tiram toda a extensão de mamilos do lado em que estiver o tumor. Quando há tumores dos dois lados são feitas duas cirurgias com o intervalo da recuperação entre uma e outra, muito sofrimento, né?

Quando resgatamos uma fêmea e o veterinário nos dá o diagnóstico de câncer de mama na sequência é solicitado um exame para verificar se há metástase nos pulmões, o que se detectado infelizmente é irreversível e faz com que a possibilidade da cirurgia nas mamas seja repensada por ser um sofrimento que não salvará a vida da cadela ou gatinha.

Por isso esse artigo é tão importante! Caso você note a presença de caroços ou secreções fétidas nas mamas de sua filha de pelo busque imediatamente atendimento veterinário, não espere ficar grande porque poderá ser tarde demais.

Faz parte da posse responsável a visita regular ao veterinário para cuidar da saúde de seu pet, assim como a castração, a plaquinha de identificação, ter um local adequado para o abrigo de seu animalzinho, uma alimentação de qualidade, água limpa, entre tantas outras coisas.

Seja um tutor responsável!

Quanto aos animais abandonados, eles precisam exatamente do mesmo cuidado que qualquer outro, a diferença é que dependem da sorte de cruzar o caminho de um humano que os enxerguem e façam alguma coisa. Você pode ser essa pessoa.

Obrigado por acompanhar o Blog Animal!

Meu nome é Cynthia Gonçalves, sou protetora e idealizadora da Ong Proteção Animal de Taboão e Região.

Para saber mais sobre a Patre acesse www.patre.com.br

Compartilhar
Share