A importância da placa de identificação em animais

Você já ouviu falar em plaquinha de identificação para animais? É um item importante que faz parte das ações de posse responsável, porque no caso de fuga auxiliará e facilitará a busca de cães e gatos que possam estar perdidos.

Todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que lugar de qualquer animal doméstico é dentro da segurança do seu lar, nada de cães dando voltinhas sem tutor, guia e coleira são fundamentais! Nada desse papo de que “gato nasceu pra ser livre” “meu gato vive no telhado olhando a rua”, para ter gato e mantê-lo em segurança você precisa telar a sua casa.

Talvez você não saiba, mas se não tiver esses cuidados colocará a vida do seu filho de quatro patas em risco, já que animais soltos na rua podem sofrer de diversas maneiras:

1. Se perder e não conseguir voltar pra casa
2. Ser atropelado
3. Ser envenenado
4. Ser espancado
5. Cair dentro de córregos e esgotos abertos
6. Se envolver em brigas com outros animais
7. Morrer sem auxílio caso não sejam encontrados
8. Cruzar caso não seja castrado, ter filhotes
9. Pegar uma doença

Nós da proteção animal tentamos sempre orientar tudo isso, mas as vezes os animais são bem cuidados, não ficam na rua, mas numa bobeada fogem e a família só percebe horas depois.

Os relatos mais comuns das fugas são por medo de fogos de artifício e trovões, visitas ou até membros da própria família que abrem o portão para fazer algo e não percebem que o animal saiu, quando se dão conta começa o desespero e a busca pelo animalzinho. Busca essa que se puder contar com a identificação na coleira terá uma chance muito maior de ser bem-sucedida.

Mas onde eu consigo fazer essas plaquinhas?
Normalmente em grandes casas do mercado pet e até na internet, eu sempre faço na Cobasi localizada na Av. Francisco Morato. Você escolhe o modelo da medalhinha e eles gravam o nome do animal na frente e seu nome e telefone atrás, assim quando alguém o encontrar perdido ligará para o seu número.

Perdi meu animal e ele não tinha identificação, o que eu posso fazer?
Existem diversos canais de divulgação nas redes sociais que você pode entrar em contato e pedir para divulgar que está em busca daquele animalzinho, até o próprio Portal O Taboanense ajuda seus leitores divulgando nas redes sociais.

No Instagram você pode pedir ajuda na @patre_oficial e no Facebook pode entrar em contato na página da Ong @protecaoanimaldetaboaoeregiao, manda foto recente, a história e seu telefone e faremos a postagem.

Você pode também espalhar cartazes com a foto, número de telefone e informações de onde ele se perdeu, e assim vamos fazendo uma corrente do bem em busca desses anjos que estão perdidos.

Então leitores do Blog Animal, essa é a dica de hoje! Plaquinha de identificação é sinal de amor e responsabilidade.

Meu nome é Cynthia Gonçalves, sou idealizadora da Ong Proteção Animal de Taboão e Região. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho acesse www.patre.com.br

Compartilhar
Share